Visitem o site do

Visitem o site do
Clube Capixaba de Golf

21 de junho de 2010

O que pode e não pode concertar no green

Marcas de Spikes (travas) - Regra 16-1c


A maioria dos golfistas estão conscientes de que no green podem reparar um tampão de buraco antigo ou danos ao green causados pelo impacto (pique) de uma bola. Qualquer outro dano ao green não deve ser reparado se ele poderá ajudar o jogador em sua tacada imediata ou tacada(s) subsequente(s) (Regra 16-1c). Os jogadores não são, portanto, permitidos a reparar marcas de travas de sapatos que estão nas proximidades de sua linha de jogo. Por que não? Muitos argumentam que é injusto para um jogador sofrer por danos no green que tenham sido causados pelo descuido de um jogador em um grupo anterior.
E qual é a posição da R&A e USGA sobre este assunto?


"As Regras de Golfe são baseadas em dois princípios fundamentais: (1) jogar a bola como ela está e (2) jogar o campo como encontrá-lo. Permitir a reparação de marcas de travas na linha de jogo ou putt seria contrário a estes princípios fundamentais. A regra 16-1c permite a reparação de tampões de buracos velhos e piques de bola, mas não permite a reparação dos danos feitos por travas e outras irregularidades da superfície no green, se eles estão na linha de jogo ou putt ou podem ajudá-lo no seu putt subsequente. A distinção reside no fato de que o tampão de buraco antigo e as marcas de bola são facilmente identificáveis como tais que é impossível diferenciar entre o dano de travas e outras irregularidades da superfície do green. Permitir a reparação de travas também, inevitavelmente, vai causar um jogo mais lento. Por favor, note que a etiqueta apropriada recomenda que os danos ao green causados por marcas de travas de sapato de golfe, deverá ser reparado após a conclusão do buraco por todos os jogadores, da mesma forma que um jogador deve concertar e alisar todos os buracos e as pegadas feitas por ele ou a bola dele antes de sair de uma bunker.  “Nós sentimos que uma melhorada na educação e a consideração do jogador pelos outros seria melhor do que mudar as regras.”


Notem as palavras "podem ajudá-lo em seu putt subsequente ". A restrição à reparação de irregularidades é muito mais ampla do que apenas a linha pretendida de putt. Isto é porque os jogadores nem sempre acertam a sua linha de putt, ou a bola passa o buraco, exigindo um putt de retorno em uma linha totalmente diferente. Assim, as marcas de travas não podem ser reparadas em qualquer lugar nas proximidades do buraco, pois elas podem afetar seu jogo subsequente do buraco.


Penalidade por infringir a regra: 2 (duas) tacadas





Nenhum comentário:

Postar um comentário