Visitem o site do

Visitem o site do
Clube Capixaba de Golf

7 de maio de 2010

Polemica da cerca de OB no buraco 2/11 (CCG)

Uma bola presa em uma cerca de limite de campo (OB) não está fora de campo, pois parte dela está pendurada sobre o campo.
Um jogador pode estar fora dos limites do campo para dar uma tacada na bola através da cerca (Decisão 14-1/5).
Quando a Comissão de Regras marca uma área como Terreno Em Reparo (TER), rente a uma cerca delimitando fora de campo, o jogador não tem o direito de obter alívio, sem penalidade, se a sua bola está alojada na cerca.

A definição nas regras de Terreno Em Reparo é:
- Todo o terreno e qualquer grama, arbusto, árvore ou outra planta dentro do TER faz parte do mesmo.
- A bola está no TER se estiver dentro ou qualquer parte da mesma estiver tocando o TER.
- A margem do TER estende-se verticalmente para baixo, mas não para cima.

Então, a cerca de OB na margem do TER não é terreno em reparo. Portanto, o jogador não pode obter alívio, sem penalidade. Se ele não puder bater na bola através da cerca, ele é forçado a declarar a sua bola injogável e tomar uma das opções de alivio de acordo com a regra 28.

A regra é valida para qualquer situação semelhante no campo, e a simples questão de que o jogador esteja pisando em TER não é coberta pelas regras, portanto não prevalece sobre qualquer outra regra, nem das regras locais (item 4).

Lembramos que a cerca esta lá para o jogador não perder a bola, com uma tacada mal dada, no terreno de outros. Melhor pagar uma penalidade (unplayable) do que ver sua bola no OB (se a cerca não estivesse lá) e pagar duas, além de ter que voltar ao tee-off !

Entretanto, lembramos que se a sua bola estiver alojada na cerca, mas tocando o chão dentro do TER, ela pode ser levantada, limpada e dropada (com alivio do TER), sem penalidade.

Um comentário:

  1. Ademir da Mata12/5/10

    Muito bem lembrado. Já cansei de tentar convencer amigos golfistas que incorreram nesta situação e que sem o menor pudor sacaram suas bolas (prensadas) na malha da tela e as `droparam´alegando direito de alívio.

    ResponderExcluir